DR. Murilo Sousa de Meneses
Murilo Sousa de Meneses é médico neurocirurgião, anatomista e Professor Universitário. Tem se dedicado principalmente ao tratamento da doença de Parkinson, de Epilepsia e de doenças vasculares. É um dos sócios fundadores do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), referência em neurologia e neurocirurgia no Brasil e foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná.
Murilo Sousa de Meneses é médico neurocirurgião, anatomista e Professor Universitário. Tem trabalhado muito no tratamento da doença de Parkinson, de Epilepsia e de doenças vasculares. É um dos sócios fundadores do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), referência em neurologia e neurocirurgia no Brasil e foi Professor Titular da Universidade Federal do Paraná.
Murilo estudou na Universidade Federal do Paraná, onde entrou aos 17 anos classificado em primeiro lugar entre todos os candidatos ao Curso de Medicina. Após terminar a graduação, obteve sua Especialização em Neurocirurgia e a Pós-graduação em Anatomia na França. Iniciou sua especialização no Serviço de Neurorradiologia do Centre Hospitalier et Universitaire de Caen com o Professor Jacques Théron, pioneiro no diagnóstico e no tratamento endovascular de doenças neurológicas. Defendeu a dissertação Les Anévrysmes Géants para a obtenção do título de Assistant Etranger dessa Universidade. Continuou sua formação no Serviço de Neurocirurgia do Centre Hospitalier et Universitaire de Rouen, com o Professor Pierre Creissard, muito conhecido no tratamento de doenças vasculares cerebrais. Concluiu sua Formação em Neurocirurgia no Centre Hospitalier et Universitaire Lariboisière em Paris, com o Professor Jean Cophignon, especialista em cirurgias da base do crânio e com o Doutor Claude Thurel, renomado neurocirurgião funcional e em estereotaxia. Murilo realizou o Curso de Especialização em Microcirurgia na Faculté de Médecine Xavier Bichat, Université Paris VIII durante um ano. Obteve o Grand Diplome da Sociedade Francesa de Neurocirurgia.
Com o objetivo de desenvolver uma carreira acadêmica na área da Anatomia do Sistema Nervoso, Murilo Meneses estudou na Université de Picardie, França, com o famoso anatomista Professor Maurice Laude. Obteve o Mestrado defendendo a dissertação Les Veines Cérébrales Profondes et le Confluent Antérieur du Sinus Droit. Após concluir os créditos do doutorado, voltou ao Brasil. Três anos mais tarde, já trabalhando como Professor na UFPR em Curitiba, voltou à França para defender a tese La Jonction Sphéno-occipital du Clivus. Foi aprovado com a menção máxima Très Honorable.
Devido à relevância de seus trabalhos durante o período que esteve na França, recebeu o título honorífico de Maître ès Sciences Médicales, pelo Ministério da Educação Nacional, publicado no diário oficial da República Francesa.
Ao voltar ao Brasil, Murilo Meneses iniciou suas atividades como neurocirurgião em Curitiba, com um grupo de médicos que também tinha obtido uma formação no exterior. Com as mesmas ideias, esses médicos passaram a exercer suas funções juntos e organizar um modelo de trabalho, como nos centros europeus. Nesses centros, os médicos trabalham em um único hospital, em equipe, oferecendo maior segurança aos pacientes e desenvolvendo ensino e pesquisa. Esse modelo obteve sucesso e foi o embrião da criação do Instituto de Neurologia de Curitiba (http://site.hospitalinc.com.br/) que foi inaugurado em 2004.
Afim de se aprofundar em certas áreas da neurocirurgia, Murilo visitou algumas das mais renomadas instituições mundiais, como a Mayo Clinic Foundation, em Rochester, MN,nos Estados Unidos, onde fez pós-doutorado sob orientação do Professor Patrick J. Kelly, publicando dois trabalhos com casos daquele departamento. Esteve na University of Southern California, CA, também nos Estados Unidos, no Serviço do Professor Michael Appuzzo. Visitou o Centre Hospitalier et Universitaire Saint’Anne, em Paris, França, com o Professor Chodkiewics. Durante esses estágios o foco foi a neurocirurgia funcional e a estereotaxia. Com o objetivo de criar um centro de cirurgia de epilepsia, Murilo esteve no Centre Hospitalier et Universitaire de Bordeaux, França, com o Professor Alain Rougier, e no The Queen Square National Hospital for Neurology and Neurosurgery, em Londres, Inglaterra, com o Doutor William Harkness. Mais tarde, com a necessidade de organizar a unidade de neurocirurgia endovascular, Murilo voltou ao Centre Hospitalier et Universitaire de Caen, França, onde tinha iniciado sua formação, trabalhando com o seu ex-colega e então chefe de serviço, Professor Patrick Corthéoux.
Carreira Docente
Inicialmente, Murilo foi contratado como Assistente do Departamento de Anatomia da Faculté de Médecine des Saints-Pères da Université René Descartes em Paris, França, instituição de grande prestígio onde trabalhou H. Rouvière, autor de um dos livros mais conhecidos da Anatomia. Trabalhou durante um ano com a Professora Geneviève Hidden, chefe do departamento, que escreveu o prefácio do seu livro Neuroanatomia Aplicada, com três edições.
Ao voltar ao Brasil, Murilo Meneses passou no concurso para professor de Anatomia na Universidade Federal do Paraná, onde tinha sido graduado. Durante sua carreira, assumiu a coordenação da Disciplina de Neuroanatomia, foi Chefe do Departamento de Anatomia por duas gestões e progrediu a Professor Titular após defesa de seu memorial. Durante sua carreira como docente, lecionou durante muitos anos, orientou estagiários, monitores e bolsistas, liderou trabalhos de pesquisa, com diversas publicações, e recebeu homenagens pelo seu trabalho. Diversos ex-alunos tornaram-se médicos e professores de renomadas instituições no Brasil, França, Estados Unidos e Canadá. Murilo deixou a Universidade Federal do Paraná para dedicar-se em tempo integral ao Instituto de Neurologia de Curitiba, Hospital INC, do qual é sócio fundador.
Carreira Profissional em Neurocirurgia
Depois de sua formação no exterior, Murilo iniciou suas atividades como neurocirurgião em Curitiba, com um grupo de neurologistas e neurocirurgiões, que compartilhavam as mesmas ideias. Esse grupo, denominado Unidade de Ciências Neurológicas, passou a ter o reconhecimento da comunidade local e, progressivamente, nacional. Inicialmente, trabalhou nas diferentes áreas da neurocirurgia. Com o desenvolvimento desse Serviço, cada membro passou a ter uma subespecialização. Com estágios e visitas em diferentes centros no exterior, Murilo se dedicou mais na área da Neurocirurgia Funcional e Estereotaxia, tornando-se uma referência nacional. Operou um grande número de pacientes com essas técnicas e foi convidado a ministrar inúmeras palestras em congressos nacionais e no exterior. Publicou dois livros sobre a Doença de Parkinson e recebeu, por esse trabalho, homenagens, inclusive na televisão e na Câmara Municipal de Curitiba.
A Unidade de Ciências Neurológicas foi o embrião da criação do Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), inaugurado em 2004. O Hospital INC teve um crescimento rápido, com grande reconhecimento da comunidade, tornando-se um centro de referência que recebe pacientes de todo o Brasil e da América Latina.
Avaliando as necessidades do Hospital INC, Murilo criou a Unidade de Neurocirurgia Endovascular, após visita ao centro onde tinha começado a sua formação na França, na cidade de Caen, tendo nesse momento a chefia do Professor Patrick Corthéoux. Essa Unidade passou rapidamente a atender um grande número de pacientes com doenças cérebro-vasculares, como por exemplo, os aneurismas intracranianos.
Murilo foi presidente da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, por duas gestões, entidade que representa as especialidades relacionadas à Neurologia na Associação Médica do Paraná.
Atualmente, é presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital INC, um programa com alto nível de reconhecimento de instituições como a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Ministério da Educação (MEC), Word Federation of Neurosurgical Societies (WFNS) e Federação Latino Americana de Neurocirurgia.